RETRATO | Anatomia & Realismo Contemporâneo

Tema tão antigo que se confunde com a própria história da Arte, o RETRATO reencontra suas possibilidades expressivas na contemporaneidade, revelando grande vigor nas novas escolas de pintura. Sua perícia é fundamental ao artista, sobretudo aquele que se dedica comercialmente a esta atividade. Pode contribuir também ao ilustrador, ao designer, ao concept artist, ao estilista, ao fotógrafo, e ao cineasta, aprofundando a percepção de luz e sombra e criação de soluções plásticas para a representação, qualificando o trabalho profissional.

Proporcionar aos participantes noções de Anatomia Artística para aprimoramento de atividades profissionais; promover a reflexão e criatividade através de uma produção plástica independente, sensibilização aos elementos da linguagem visual e seus procedimentos relacionais por meio da experiência presencial com modelo vivo.

08, 09 e 10 de dezembro/2015
16h às 19h 
9 horas: 3 encontros presenciais
6 horas com modelo vivo masculino e feminino | 3 horas de exposição teórica

METODOLOGIA

Apresentação de vídeos de anatomia, simulações computadorizadas dos conteúdos, softwares 3D em projeção Datashow; análise de desenhos de artistas plásticos como referência; referências e seleção de produções artísticas para análise; demonstração da aplicação e uso das técnicas; desenhos a partir da observação direta e prática conduzida de esboços de modelos masculinos e femininos.

Programa completo on line!